Continuando o ciclo que iniciei de sugestões de livros para aprender a desenhar e a pintar, trago-vos agora uma sugestão para o DESENHO DA CABEÇA HUMANA.
Rostos, quem nunca teve vontade de desenhar um?! Quem nunca tentou desenhar a cara de um amigo ou de um familiar por forma a que o conseguissemos identificar?
Pois... apenas quem goste de desenhar... Mas, garanto-vos que é quase uma "ciência", até porque não basta captar os traços do modelo, também é necessário captar a sua alma através da expressão seleccionada, o que, pessoalmente, considero o mais difícil.
Todavia, para começar, há que perceber um pouco de anatomia. Ter noção das dimensões, proporções e distâncias médias a que as nossas cabeças estão sujeitas, para que depois possemos captar os pormenores que nos diferenciam uns dos outros.
Como gostei razoavelmente da colecção, o livro que sugiro é:
"O Desenho da Cabeça Humana sem Dificuldade", do mesmo autor Burne Hogarth, publicado pela mesma Evergreen (is an imprint of Benedikt Taschen Verlag Gmbh).
A edição cujas capa e contra-capa apresento em cima data de 1999, se bem que os direitos de publicação da original tenham sido adquiridos em 1965 nos EUA.
Penso ter-me esquecido de salientar no post anterior, que estes livros de Burne têm um preço acessível, caso estejam interessados. Quando os comprei rondavam os 13 euros, pelo que não devem ultrapassar muito os 15 euros...
"O estudante de Belas Artes deve dominar numerosas expressões de desenho, e representar a cabeça humana é a mais complexa de todas. Restituir a delicadeza das suas formas, a sua estrutura e as suas proporções constitui um desafio permanente que Burne Hogarth aceitou na presente obra. Em cinco capítulos e mais de 300 ilustrações a preto e branco, ele descreve de uma forma clara as características fundamentais da cabeça e do rosto, e demonstra o que é preciso levar em linha de conta aquando do movimento giratório da cabeça e de que maneira os diferentes pregueados podem influenciar o retrato individual. Hogarth estuda o envelhecimento da cara desde a nascença até à idade avançada assim como os diferentes tipos de cabeça. O capítulo final é dedicado a retratos célebres de Miguel Ângelo, Leonardo Da Vinci, Caravaggio, Durer, Rembrandt, Kathe Kollwitz e Picasso. Um guia indispensável para todos aqueles que querem aprender ou aprofundar a arte do retrato."
"Com este livro aprenderá a:
- desenhar correctamente a forma, os contornos, as proporções da cabeça
- analisar e representar os principais tipos de cabeça
- reproduzir todas as formas características do rosto, como o nariz, a boca, os olhos, etc. e aprender correctamente qual a relação entre elas
desenhar a cabeça de frente, a três quartos e de perfil
- reconhecer as mudanças específicas que a cara sofre desde a nascença até à idade avançada."
Agora, alguns EXEMPLOS DO QUE PODERÁ ENCONTAR:
Como já referi, descobrirá o rosto desde a nascença até a uma idade mais provecta. Mas detalhadamente, poderá apreciar o mesmo rosto com 1 dia, 6 meses, 1 ano, 2 anos, 3,5 / 4 anos, 6-7 anos, 8-9 anos, 11-12 anos, 14-15 anos, 18-20 anos, 25 anos, 30 anos, 35 anos, 40 anos, 45 anos, 50 anos, 55 anos, 60 anos, 65 anos, 70 anos, 75 anos e 80 anos!
Rosto com 3,5/4 anos e com 6-7 anos
Rosto com 14-15 anos e com 18-20 anos
Rosto com 35 anos e com 40 anos
CURRICULUM VITAE
TAMBÉM ESTOU AQUI
Galeria Vieira Portuense - Salão de Primavera 2011
outros pincéis (por onde passo)
ilustração e desenho
A arte de ilustrar para a infância
Ilustrações, Desenhos e outras coisas
grafiti, grafismo e fotografia
podem dar jeito...
Mulheres portuguesas na Pintura
Mais