Quinta-feira, 20 de Novembro de 2008

Cheirinho infantil

 

Pois é, há muito tempo que não pintava uma tela para o público de palmo e meio. E, de repente, deu-me vontade. Apeteceu-me...

Então, como estamos perto do Inverno, decidi pintalgar algo sobre essa temática. Resultou em "Os meninos na neve (ou no Inverno)", muito colorido, com neve texturada, botões de várias cores para ficar mais divertido...

 

"Os meninos na neve (ou no Inverno)"

50 x 60 cm

Acrílico e colagem de botões

Sara - 2008

 

Alguns pormenores... (e não esqueçam que o Pai Natal ainda não me ofereceu a máquina digital, ah ah... Portanto, é do fiel telélé)

  

 

 

Mas este quadro tem uma história engraçada...

Enquanto o fazia, pensando na sua venda hipotética, a minha filha primogénita decidiu que o queria comprar. Ora, ela tem 7 anos... Mas comprometeu-se a assaltar o seu ursinho mealheiro! Tudo para que o quadro não saia cá de casa. Sim, que ela é verdadeira amante de tintas e pincéis, tinha apenas 18 meses quando fez a sua primeira tela!

Bem, mas voltando ao assunto... Descobri que a miúda tem verdadeiro jeito para o negócio (nisso não sai nada a mim) e regateia preços como quem bebe água! Quando atingimos um valor razoável - atendendo ao desconto por ela ser minha filha - ficou tudo acertado. Este quadro já não está à venda. Ela, que se queixa que "ser pequenina e pobre é uma chatice" vai comprar e exige que seja embrulhadinho como me vê a fazer para os outros... pois, porque se compra também é "cliente"! Ah, ah!

Ela julga que lho vendo... Claro que não, vai ser prenda extra no Natal... Uma big surpresa! Shhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Onde já se viu deixar que a minha filhota de 7 anos gaste no quadro da mãe as moedas do ursinho mealheiro! E fiquei, confesso, tão babada por ela preferir comprar o meu quadro a um brinquedo todo fashion de última moda!!! Fiquei, fiquei! Não é querida?!

 

publicado por Sara V. às 15:48

link do post | favorito
De propagandaearte a 24 de Novembro de 2008 às 22:47
Olha, Sara. Essa coisa de arte naïf...Sei não. Eu já comentei até com a Maria Tereza. É muito simples demais. É muito "fácil" demais. Por isso mesmo, é difícil demais. Eu não consigo fazer. O "meninos na neve" está impagável (ou melhor, tomara que paguem bem por ele!). É ótimo"! Tem a simpatia das crianças. É um tema difícil porque trata do frio, mas, no entanto, é um quadro "quente", se é que me fiz entender.
É gostoso olhar pra ele e os botões deram um toque especial e imaginativo.
A menina deitadinha na neve com as pernas pra cima e o "cachecol voador" da garota que está segurando o gatinho dão movimento ao quadro.
Gostei muito também do quadriculado da calça do menino (ou menina) "vigiando" o azul do casaco dele (ou dela). Enfim, o quadro todo é uma doce loucura de cores, textura e movimento. Muito legal mesmo. Parabéns!
Um abraço do Marco.
:o)
De Sara V. a 27 de Novembro de 2008 às 00:59
Oi, Marco!
Bem lá que é naif é mas não sei se diria que estamos perante uma obra de arte naif, porque arte naif eu encaro como um género que se vende para adultos e que é maioritariamente para adultos... Este foi feito propositadamente para crianças... Estava a pensar em vender por esta altura do Natal mas a filha trocou-me as voltas. Agora, vou oferecer-lho!Hehe! Mas tem toda a razão quando diz que retrata o frio e é um quadro quente! Boa! Essa era mesmo a minha intenção! Que nos fizesse estar em pleno Inverno, com muita neve (porque as crianças adoram a ideia da neve, embora não neve em Lisboa!) mas que fosse quentinho à vista e ao coração. Que tivesse muita cor, cores bem fortes daquelas que chamam a atenção! E foi a cor que me fez dar o movimento... Pensei em formas que pudessem salientar as cores, preencher os espaços brancos... Ou seja, parti da ideia da cor para o desenho e não o inverso... Quanto à textura... a ideia surgiu já depois de eu ter dado a primeira mão de branco e azul na neve! Olhei para uma pasta de modelar com grão que estava na prateleira e fez-se luz! Não sei se você já viu outros quadros para crianças que eu fiz, estão no blog, mais para o início, eu lhes adicionei brilhantes coloridos... cola com brilhantes nas varinhas mágicas, etc... Deu princesas e demais personagens reluzentes... Porque as crianças ligam muito a certos pormenores... Têm um gosto muito mais espalhafatoso que o nosso... Então, quando vi a neve e a pasta de modelar pensei "aqui está o pormenor especial!"... No fim, dei um pouco de verniz e a textura parece que gelou mesmo, como se tivesse cristalizado!
Eu gosto bastante de fazer desenhos/ilustração (tenho algumas aqui no blog) e pintura para crianças, aliás, faço vários rabiscos por dia, a pedido dos 3 filhotes... "- Ó mãe, faz um dragão! -Ó mãe, faz um ursinho...". E são um público muito querido!
Sai-me naturalmente, quando faço algo específico para crianças parece que me sento no banco da escola de novo... Ainda devo ter muito de criança dentro de mim!
Abraço
De propagandaearte a 27 de Novembro de 2008 às 13:44
Oi, Sara!

É arte naïf, sim. A diferença é que os adeptos desse estilo, ao pintar se preocupam em criar para adultos comprarem. No seu caso, a pintura, o trabalho, a obra, acontece naturalmente. Você passa para a tela (ou qq outro suporte que esteja usando) o seu sentimento, o que passa por sua cabeça naquele momento. Não existe a preocupação tipo "tenho que pintar dessa forma assim, assado para agradar a prováveis compradores”. É isso que faz de seu trabalho uma obra de arte naïf.
O comportamento do consumidor de arte mudou muito no mundo inteiro. Não há mais aquela febre de investimento em pintura ou escultura. A não ser para os grandes mestres da antiguidade, vide Picasso, Rembrandt, Van Gogh, Matisse, Gaugin e tantos outros. Nesse caso, é um mercado super restrito até porque poucas almas nesse mundo em que vivemos têm 50, 100 ou tantos mais milhões de dólares para adquirir uma peça dessas.
Só mesmo clientes VIPS da Sotheby's é que investem desse "geito", assim mesmo, com "g" de "gastador" lol.
Ainda há artistas que vivem única e exclusivamente da venda de seus trabalhos e de contratações para a criação de painéis, cenografias e etc., mas em sua maioria os preços são infinitamente mais baixos.
Pra você ter uma idéia, há um artista aqui no Brasil de quem gosto muito e que se chama INIMÁ DE PAULA. Há quadros seus expostos em algumas das principais galerias de arte do Rio de Janeiro. Os preços variam entre 15 e 50 mil reais (+- entre 5 e 16 mil euros). Estes quadros até o início da década de 1990 eram vendidos por preços mais elevados e, normalmente, à vista. Hoje os valores decresceram acentuadamente e estão disponíveis para compra em 4, 6 ou mais parcelas SEM JUROS.
Há também leilões onde se adquire trabalhos de diversos artistas por preços muito mais elevados dos que se encontra em galerias. Portanto, minha cara Sara, nós que pintamos e esculpimos por hobby temos muito mais chance de vender e faturar muito bem num somatório e nossas obras saem com muito mais facilidade do que quadros de valor elevado.
Percebeu como estamos em vantagem? Então, relaxe e aproveite toda a sua criatividade e imaginação para transpor para a tela tudo o que quiser e da maneira como achar bom. Cristais, diamantes, bigodes de coelho, pó de pir-lim-pim-pim e tudo o mais que ache que irá valorizar o seu trabalho (no sentido de ficar mais interessante) é viável ser utilizado. O importante mesmo é fazer do jeito que gosta e perceber que está com um fã-clube cada vez maior. Seus quadros são muito legais, sim e gostosos de ver. Os pormenores que você acrescenta só os deixam mais interessantes e diferentes. E ainda digo mais: criança é um bicho danado de sincero e se diz que gosta de seu trabalho é porque gosta mesmo e ele está bom. Agora, se diz que “está feio”, se prepare porque deve estar mesmo. Lol
Vou dar uma olhada nos posts anteriores e ver mais alguns trabalhos seus. Depois te falo. E, por favor, continue mantendo viva esta criança dentro de você! ;o)
Um abraço do Marco.
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Sara

pesquisar

 

Maio 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
18
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

Este tinha ficado esqueci...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Esperança...

"Yours... with love"

A bailarina e o soldadinh...

Mais um...

Uma das minhas últimas pi...

E foi assim a exposição n...

Faltam 2 dias...

"O Olhar que te s(c)egue"...

Lançamento do livro "Stat...

Livro "State of Art v.II...

Em Carcavelos

Galeria "TRAÇO" (Lisboa)

Desta vez não pintei... f...

Depois... exposição na ga...

E foi assim a festa da AL...

Lançamento da ALL TO YOU ...

Projecto da ALL TO YOU

O que "A Galeria" partilh...

4º ARTEFLASH em "A Galeri...

4º ARTEFLASH na "A GALERI...

"Portugal em Abril"

Criei uma nova página de ...

To Be Pop - série de dese...

IV Feira d'Arte Contempor...

IV Feira d'Arte Contempor...

E também em Almada... "To...

Ainda em Oeiras...

Desenhos e mais na Galeri...

Exposição rumou a Sottevi...

Como foi a inauguração em...

Exposição em Paris

III Feira d'Arte Contempo...

Minha obra é capa de livr...

VIII BIENAL DA VIDIGUEIRA

Até dia 23 de Abril...

Feliz Páscoa!

II Exposição Internaciona...

Dia 31 inaugura na Galeri...

E com 2012 novas pincelad...

À espera...

Da minha janela...

I wish...

Exposição do Círculo Artí...

Em Montemor-o-Velho

na maleta

Maio 2016

Março 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Maio 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Outubro 2013

Dezembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Abril 2012

Março 2012

Novembro 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

links

tags

todas as tags

RESERVAD@S TODOS OS DIREITOS DE AUTOR (É proibida a reprodução total ou parcial dos meus quadros/desenhos/ilustrações sem a indicação expressa das autoria e proveniência)

favoritos

novamente...pico, pico! (...

Mulheres retratadas em gr...

RESERVAD@S TODOS OS DIREITOS DE AUTOR (É proibida a reprodução total ou parcial dos meus quadros/desenhos/ilustrações sem a indicação expressa das autoria e proveniência)
blogs SAPO

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub