Quinta-feira, 20 de Novembro de 2008

Cheirinho infantil

 

Pois é, há muito tempo que não pintava uma tela para o público de palmo e meio. E, de repente, deu-me vontade. Apeteceu-me...

Então, como estamos perto do Inverno, decidi pintalgar algo sobre essa temática. Resultou em "Os meninos na neve (ou no Inverno)", muito colorido, com neve texturada, botões de várias cores para ficar mais divertido...

 

"Os meninos na neve (ou no Inverno)"

50 x 60 cm

Acrílico e colagem de botões

Sara - 2008

 

Alguns pormenores... (e não esqueçam que o Pai Natal ainda não me ofereceu a máquina digital, ah ah... Portanto, é do fiel telélé)

  

 

 

Mas este quadro tem uma história engraçada...

Enquanto o fazia, pensando na sua venda hipotética, a minha filha primogénita decidiu que o queria comprar. Ora, ela tem 7 anos... Mas comprometeu-se a assaltar o seu ursinho mealheiro! Tudo para que o quadro não saia cá de casa. Sim, que ela é verdadeira amante de tintas e pincéis, tinha apenas 18 meses quando fez a sua primeira tela!

Bem, mas voltando ao assunto... Descobri que a miúda tem verdadeiro jeito para o negócio (nisso não sai nada a mim) e regateia preços como quem bebe água! Quando atingimos um valor razoável - atendendo ao desconto por ela ser minha filha - ficou tudo acertado. Este quadro já não está à venda. Ela, que se queixa que "ser pequenina e pobre é uma chatice" vai comprar e exige que seja embrulhadinho como me vê a fazer para os outros... pois, porque se compra também é "cliente"! Ah, ah!

Ela julga que lho vendo... Claro que não, vai ser prenda extra no Natal... Uma big surpresa! Shhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Onde já se viu deixar que a minha filhota de 7 anos gaste no quadro da mãe as moedas do ursinho mealheiro! E fiquei, confesso, tão babada por ela preferir comprar o meu quadro a um brinquedo todo fashion de última moda!!! Fiquei, fiquei! Não é querida?!

 

publicado por Sara V. às 15:48

link do post | comentar | favorito
|
20 comentários:
De maria tereza a 20 de Novembro de 2008 às 19:00
lindos ficarm estes trabalhos...parabens!!!!
De Sara V. a 21 de Novembro de 2008 às 13:55
Obrigado! Sabes, quando pinto para crianças sinto-me bem... Parece que volto à escola primária, àquela felicidade despreocupada... a um mundo super colorido e onde tudo é possível! É rejuvenescedor! Beijocas
De Anónimo a 21 de Novembro de 2008 às 11:53
Ora sendo que a criança não gosta de todo de ver os quadros que a mãe pinta a sair de casa para ser entregues aos clientes, acho que arranjaste uma fiel cliente para todas as obras...lol...

Quanto ao trabalho em si, bem que posso eu dizer para além de que a miúda, mãe é claro, está cada vez melhor..??...

Beijo GRANDE com os votos de um EXCELENTE fim de semana
De Sara V. a 21 de Novembro de 2008 às 13:58
Hehe! Obrigado!
Pois, é verdade! Aliás, a história não acabava aqui, eu é que abreviei:):):) Ela queria comprar todos... mas eu tinha que esperar que ela crescesse! Ah, ah!
É terrível, olha que chora mesmo! E sempre que levo algum para uma exposição, mesmo que não seja para venda? Primeiro que acredite que volta...

Beijocas e também um óptimo fim de semana!
De Célia Ribeiro a 21 de Novembro de 2008 às 14:52
Olá Sara

Foi com uma lágrima de mãe no olho que li , sobre a sua cliente preferida.
Eu também fico toda babada quando o meu filho me diz que este ou aquele trabalho fica bem com ele. Mas com a idade os miúdos vão ficando menos puros e mais interesseiros , e ai acham que mãe tem de dar tudo de mão beijada.
Agora quanto á tela. É um trabalho com toda a pureza . Porque não ficar na posse de uma. criança.
Adorei, e estou também a preparar o meu Natal com marcadores de livros e uns postais para prendas em aguarela. Uns anjos de gesso feitos nas minhas forminhas e pintados por mim, como argolas de guardanapos, e enfeitos de arvore.
Beijos e bons trabalhos
De Sara V. a 24 de Novembro de 2008 às 15:17

Pois, é bem verdade... As crianças cá de casa ainda são todas muito pequeninas...
Eu pintei mesmo a tela para uma criança... Imaginei-a no quartinho de um(a) pequenote(a) qualquer. No quartinho dos meus já há várias mas enfim! Hehe! Esta cliente é tão especial... que a vai levar no Natal de surpresa!
E será que vamos ver as prendinhas? Prometem muita imaginação!
Bjs
De M.Luísa Adães a 21 de Novembro de 2008 às 19:24
Sara

Bravo ,uma filha que quer gastar o dinheiro do mealheiro, amealhado aos poucos e com dificuldade,
gastar esse dinheiro, a comprar um quadro à mãe?

Sete anos - idade da generosidade e do amor puro!
Lindo, muito lindo!!!

Parabéns,

Maria Luísa
De Sara V. a 24 de Novembro de 2008 às 15:20
Obrigado, M. Luísa! Ela é uma filha esp ecial (tal como os meus outros dois, hehe), uma criança muito querida e que adora arte. É a minha primogénita! Tenho que confessar que sou mãe babada.
Beijinhos e boa semana
De amopintar a 21 de Novembro de 2008 às 22:45
Olá Sara.
Lindo quadro e linda historia...muito apropriado para a época de natal.
As crianças são as melhores criticas, porque são verdadeiras....ela tem muita razão em querer comprar as tuas pinturas.
Parabens
MagalyG
De Sara V. a 24 de Novembro de 2008 às 15:23
Obrigado!
Ela, aliás os meus outros 2 mais pequeninos, gostam todos muito. Desde que se passeavam ao~nosso colo com meses que ficavam com o olhar preso nas paredes... Brincam a desenhar, pintar... Pedincham desenhos a mim e ao padrinho... E como, regra geral, gosto de cores fortes, eles ainda apreciam mais... Somos todos crianças cá por casa, hehe!
Beijinho
De gaiteiro a 22 de Novembro de 2008 às 21:39
Parabéns pelos trabalhos... parabéns também a essa "cliente" tão especial...
Xau e bom domingo!

De Sara V. a 24 de Novembro de 2008 às 15:24
Bota especial "nela"! Hehe!
Obrigado!
Beijoca e boa semana
De propagandaearte a 24 de Novembro de 2008 às 22:47
Olha, Sara. Essa coisa de arte naïf...Sei não. Eu já comentei até com a Maria Tereza. É muito simples demais. É muito "fácil" demais. Por isso mesmo, é difícil demais. Eu não consigo fazer. O "meninos na neve" está impagável (ou melhor, tomara que paguem bem por ele!). É ótimo"! Tem a simpatia das crianças. É um tema difícil porque trata do frio, mas, no entanto, é um quadro "quente", se é que me fiz entender.
É gostoso olhar pra ele e os botões deram um toque especial e imaginativo.
A menina deitadinha na neve com as pernas pra cima e o "cachecol voador" da garota que está segurando o gatinho dão movimento ao quadro.
Gostei muito também do quadriculado da calça do menino (ou menina) "vigiando" o azul do casaco dele (ou dela). Enfim, o quadro todo é uma doce loucura de cores, textura e movimento. Muito legal mesmo. Parabéns!
Um abraço do Marco.
:o)
De Sara V. a 27 de Novembro de 2008 às 00:59
Oi, Marco!
Bem lá que é naif é mas não sei se diria que estamos perante uma obra de arte naif, porque arte naif eu encaro como um género que se vende para adultos e que é maioritariamente para adultos... Este foi feito propositadamente para crianças... Estava a pensar em vender por esta altura do Natal mas a filha trocou-me as voltas. Agora, vou oferecer-lho!Hehe! Mas tem toda a razão quando diz que retrata o frio e é um quadro quente! Boa! Essa era mesmo a minha intenção! Que nos fizesse estar em pleno Inverno, com muita neve (porque as crianças adoram a ideia da neve, embora não neve em Lisboa!) mas que fosse quentinho à vista e ao coração. Que tivesse muita cor, cores bem fortes daquelas que chamam a atenção! E foi a cor que me fez dar o movimento... Pensei em formas que pudessem salientar as cores, preencher os espaços brancos... Ou seja, parti da ideia da cor para o desenho e não o inverso... Quanto à textura... a ideia surgiu já depois de eu ter dado a primeira mão de branco e azul na neve! Olhei para uma pasta de modelar com grão que estava na prateleira e fez-se luz! Não sei se você já viu outros quadros para crianças que eu fiz, estão no blog, mais para o início, eu lhes adicionei brilhantes coloridos... cola com brilhantes nas varinhas mágicas, etc... Deu princesas e demais personagens reluzentes... Porque as crianças ligam muito a certos pormenores... Têm um gosto muito mais espalhafatoso que o nosso... Então, quando vi a neve e a pasta de modelar pensei "aqui está o pormenor especial!"... No fim, dei um pouco de verniz e a textura parece que gelou mesmo, como se tivesse cristalizado!
Eu gosto bastante de fazer desenhos/ilustração (tenho algumas aqui no blog) e pintura para crianças, aliás, faço vários rabiscos por dia, a pedido dos 3 filhotes... "- Ó mãe, faz um dragão! -Ó mãe, faz um ursinho...". E são um público muito querido!
Sai-me naturalmente, quando faço algo específico para crianças parece que me sento no banco da escola de novo... Ainda devo ter muito de criança dentro de mim!
Abraço
De propagandaearte a 27 de Novembro de 2008 às 13:44
Oi, Sara!

É arte naïf, sim. A diferença é que os adeptos desse estilo, ao pintar se preocupam em criar para adultos comprarem. No seu caso, a pintura, o trabalho, a obra, acontece naturalmente. Você passa para a tela (ou qq outro suporte que esteja usando) o seu sentimento, o que passa por sua cabeça naquele momento. Não existe a preocupação tipo "tenho que pintar dessa forma assim, assado para agradar a prováveis compradores”. É isso que faz de seu trabalho uma obra de arte naïf.
O comportamento do consumidor de arte mudou muito no mundo inteiro. Não há mais aquela febre de investimento em pintura ou escultura. A não ser para os grandes mestres da antiguidade, vide Picasso, Rembrandt, Van Gogh, Matisse, Gaugin e tantos outros. Nesse caso, é um mercado super restrito até porque poucas almas nesse mundo em que vivemos têm 50, 100 ou tantos mais milhões de dólares para adquirir uma peça dessas.
Só mesmo clientes VIPS da Sotheby's é que investem desse "geito", assim mesmo, com "g" de "gastador" lol.
Ainda há artistas que vivem única e exclusivamente da venda de seus trabalhos e de contratações para a criação de painéis, cenografias e etc., mas em sua maioria os preços são infinitamente mais baixos.
Pra você ter uma idéia, há um artista aqui no Brasil de quem gosto muito e que se chama INIMÁ DE PAULA. Há quadros seus expostos em algumas das principais galerias de arte do Rio de Janeiro. Os preços variam entre 15 e 50 mil reais (+- entre 5 e 16 mil euros). Estes quadros até o início da década de 1990 eram vendidos por preços mais elevados e, normalmente, à vista. Hoje os valores decresceram acentuadamente e estão disponíveis para compra em 4, 6 ou mais parcelas SEM JUROS.
Há também leilões onde se adquire trabalhos de diversos artistas por preços muito mais elevados dos que se encontra em galerias. Portanto, minha cara Sara, nós que pintamos e esculpimos por hobby temos muito mais chance de vender e faturar muito bem num somatório e nossas obras saem com muito mais facilidade do que quadros de valor elevado.
Percebeu como estamos em vantagem? Então, relaxe e aproveite toda a sua criatividade e imaginação para transpor para a tela tudo o que quiser e da maneira como achar bom. Cristais, diamantes, bigodes de coelho, pó de pir-lim-pim-pim e tudo o mais que ache que irá valorizar o seu trabalho (no sentido de ficar mais interessante) é viável ser utilizado. O importante mesmo é fazer do jeito que gosta e perceber que está com um fã-clube cada vez maior. Seus quadros são muito legais, sim e gostosos de ver. Os pormenores que você acrescenta só os deixam mais interessantes e diferentes. E ainda digo mais: criança é um bicho danado de sincero e se diz que gosta de seu trabalho é porque gosta mesmo e ele está bom. Agora, se diz que “está feio”, se prepare porque deve estar mesmo. Lol
Vou dar uma olhada nos posts anteriores e ver mais alguns trabalhos seus. Depois te falo. E, por favor, continue mantendo viva esta criança dentro de você! ;o)
Um abraço do Marco.
De Sara V. a 30 de Novembro de 2008 às 14:57
Oi, Marco!
Não deixa de ter razão e adorei o "g" de gastador, hehe! Uma abordagem de outra perspectiva....
Se bem que por aqui ainda não senti a vantagem... Vejo uma grande vantagem em comprar quadros nos hipermercados, supermercados, a um preço que dói!
Ou então ainda não encontrei os sítios certos para expôr, lol. Na verdade, ainda não me comecei "a mexer" a sério... e acredito que para tem conhecimentos é sempre um pouco mais fácil... Mas Deus o ouça, hehe!
Quanto às crianças elas são mesmo sinceras...
Beijo
Sara
De propagandaearte a 1 de Dezembro de 2008 às 13:31
Oi, Sara!

Pois é. Os pequeninos dizem mesmo o que pensam. Acho que se você procurar mais um pouquinho vai conseguir um bom lugar, sim. É só negociar bem com os galeristas que se consegue espaços bons. Quanto ao conhecimento, imagine eu, que estou a dez mil km de Lisboa. O que não vou mesmo é me desestimular.
Um abraço do Marco.
:o)
De Sara V. a 4 de Dezembro de 2008 às 01:04
Ah, ah!
Eu faço parte daquelas almas criativas sem jeito para o negócio mas logo se verá! Também vou continuar a manter o entusiasmo!
Beijo,
Sara
De Just Moments a 1 de Dezembro de 2008 às 01:18
Normalissimo,mas nem por isso menos emociante!!

Normal, porque é fruto do que vive em casa!
Generosa e boa negociante..
Só boas qualidades..para quem tem 7 anitos!

nÃO tinha visto estes..

Parabéns..muito bonitos!!

Estão à venda??
(cá no Porto também gostamos de pinturas bonitas....embora eu só vá à "Cordeiros-falta de tempo..mas muito boa"..


Beijinhos
De Sara V. a 4 de Dezembro de 2008 às 01:08
Obrigado!
Pois 7 anitos... são assim mesmo! Tem mais jeito ela para negociar do que eu!
Sim, alguns estão à venda, outros vendidos e outros destinados a exposições.
No link lateral esquerdo que diz Galeria Aberta encontram-se duas exposições minhas com mais informação quanto a isso...

Beijinho

Comentar post

Sara

pesquisar

 

Maio 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
18
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

Este tinha ficado esqueci...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Esperança...

"Yours... with love"

A bailarina e o soldadinh...

Mais um...

Uma das minhas últimas pi...

E foi assim a exposição n...

Faltam 2 dias...

"O Olhar que te s(c)egue"...

Lançamento do livro "Stat...

Livro "State of Art v.II...

Em Carcavelos

Galeria "TRAÇO" (Lisboa)

Desta vez não pintei... f...

Depois... exposição na ga...

E foi assim a festa da AL...

Lançamento da ALL TO YOU ...

Projecto da ALL TO YOU

O que "A Galeria" partilh...

4º ARTEFLASH em "A Galeri...

4º ARTEFLASH na "A GALERI...

"Portugal em Abril"

Criei uma nova página de ...

To Be Pop - série de dese...

IV Feira d'Arte Contempor...

IV Feira d'Arte Contempor...

E também em Almada... "To...

Ainda em Oeiras...

Desenhos e mais na Galeri...

Exposição rumou a Sottevi...

Como foi a inauguração em...

Exposição em Paris

III Feira d'Arte Contempo...

Minha obra é capa de livr...

VIII BIENAL DA VIDIGUEIRA

Até dia 23 de Abril...

Feliz Páscoa!

II Exposição Internaciona...

Dia 31 inaugura na Galeri...

E com 2012 novas pincelad...

À espera...

Da minha janela...

I wish...

Exposição do Círculo Artí...

Em Montemor-o-Velho

na maleta

Maio 2016

Março 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Maio 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Outubro 2013

Dezembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Abril 2012

Março 2012

Novembro 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Locations of visitors to this page Estou no Blog.com.pt

links

tags

todas as tags

RESERVAD@S TODOS OS DIREITOS DE AUTOR (É proibida a reprodução total ou parcial dos meus quadros/desenhos/ilustrações sem a indicação expressa das autoria e proveniência)

favoritos

novamente...pico, pico! (...

Mulheres retratadas em gr...

RESERVAD@S TODOS OS DIREITOS DE AUTOR (É proibida a reprodução total ou parcial dos meus quadros/desenhos/ilustrações sem a indicação expressa das autoria e proveniência)
blogs SAPO

subscrever feeds