Sexta-feira, 10 de Outubro de 2008

Sugestão literária

 Há uns meses (sim, tive perguiça de escrever o textinho para vocês, ah ah) comprei este livro:

 

"Espaço", da colecção Pintura Criativa, da Editorial Estampa

 

E na contra-capa diz o seguinte...

"Este livro é dirigido tanto aos aficcionados, como aos que já possuem experiência no desenho ou na pintura e que desejem despertar o seu potencial criativo e descobrir o seu próprio estilo de expressão artística. É baseado num método que apresenta propostas criativas concretas, fomentando a participação activa, a experimentação e a pesquisa de novos resultados, transformando o leitor no autêntico protagonista da obra pictórica. Quinze propostas que partem de um exemplo histórico de referência e mostram a evolução, passo a passo, de uma obra pictórica criativa. Uma galeria final expõe outros resultados do mesmo autor a partir do mesmo modelo, e como anotação é aberta uma janela para novas possibilidades, outros modelos, outros meios, outras perspectivas, para que o leitor possa continuar a trabalhar nessa proposta se assim o desejar. Um livro que ajuda a ler outras obras pictóricas, descobrindo os métodos dos seus autores, que ensina a observar o ambiente como fonte de inspiração, que propõe múltiplas ideias e recursos que levam o acto de pintar mais além da cópia da realidade e permitem que a criatividade se torne acessível ao público leitor".

 

Agora digo eu... Em linguagem mais objectiva, hehe...

Este livro ilumina-vos as ideias quanto à importância do Espaço numa obra, ou seja, à forma como vão dispôr os elementos no quadro. Tem como tópicos principais: o espaço e a percepção visual (aprender a olhar à volta), a estrutura do espaço bidimensional ( a composição em si), a estrutura do espaço tridimensional (sim, a famosa perspectiva), o espaço no quadro, o espaço como expressão pessoal (através do espaço podem personalizar a vossa visão, o vosso enquadramento idealizado para transmitir a vossa sensibilidade) e experiências com o espaço.

Neste livro, podem, ainda, ver a relação do Espaço com a Natureza-Viva, com a Natureza-Morta, com a Paisagem, com a Figura Humana e com a Abstracção.

 

Exemplo de excerto de página:

Só uma notinha pessoal...

Quando comecei a pintar e mostrava os meus trabalhos a entendidos, na maioria dos casos, diziam gostar (obviamente, claro, ah ah!). Mas um dia, um disse-me uma coisa que muito me intrigou: "Regra geral, são bons, coloridos... Você tem um jeito excepcional para a cor mas em alguns quadros encontro alguns erros de composição, ao nível da disposição dos elementos". Ora, fiquei a pensar no assunto. E perguntei a outro amigo entendido  o que o outro queria dizer exactamente. E este explicou-me que tinha realmente a ver com a forma como colocava os elementos no quadro, porque, de antemão, havia fórmulas para tal. Várias até possíveis. Ou seja, era como se houvessem enquadramentos já formulados... Mas que não me preocupasse com isso, que o que importava era fazermos o que gostavamos e à nossa maneira. Hoje, até acho que ele ( o último) tem razão. A Arte é criativa, logo se começamos a fazer algo inicialmente limitado há uma espontaneidade que se perde. Eu só faço o que gosto. Mas sou curiosa e fui investigar o tema. Este foi um dos livros que comprei para o efeito. E cheguei também á conclusão de que, independentemente de fazer o que gosto, não me faz mal algum ter conhecimentos. Porque existem fórmulas que nos ajudam a evidenciar certos aspectos que podemos querer que saiam realçados. Retiramos delas o que nos interessa. Ou seja, quanto mais sabemos mais podemos ter imaginação. E as tais fórmulas ensinam-nos também a ver as obras sobre outros pontos de vista, que não só o impacto imediato. Mas quanto a mim, se o trabalho for bom e não aparentar estar integrado nas tais fórmulas de composição continuará a ser bom... Mas saber não pesa:)

 

publicado por Sara V. às 16:05

link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Célia Ribeiro a 13 de Outubro de 2008 às 12:09
Olá Sara
Já percebi que os livros são uma grande ajuda para muita gente, eu tive a sorte de encontrar alguém que consegue chamar a atenção e indicar como fazer, claro que podemos sempre completar com a leitura de um livro. As técnicas, e ver essencialmente é o mais importante.
Costumo dizer que quem não nasce com o dom " pode aprender algumas coisas mais. è isso que eu tenho feito nestes últimos anos. E parece que por aí, também.
Cheguei de férias cheia de vontade, vamos lá ver até quando. O Natal está à porta e eu nunca deixo de fazer as minhas prendinhas, por isso também ando numa grande euforia no meu grande sótão onde tenho o meu atelier. Começo a descobrir as cores metalizadas que dantes usa só nas artes decorativas, também nas pinturas em tela.
Bons trabalhos e boas leituras.
Um abraço Célia
De Sara V. a 13 de Outubro de 2008 às 18:45
Eu adoro livros! Romances ou temáticos e ilustrados são uma perdição. Sempre tive o padrinho em casa mas queria ter uma ideia muito mais global... Os livros ajudam. Também tenho a minha "fada" (hehe) no Atelier. Vou aprendendo de vários lados... Mas sabe-me tão bem folhear páginas ilustradas e repletas de ideias e de coisas que não conhecia... assim, esticadinha no meu sofá. Os livros dão-me ideias e suscitam-me dúvidas que depois tenho a sorte de poder expor a quem percebe disto muito muito mais do que eu... Dão-me asas que depois vão aprendendo a voar.

Fico à espera de ver essa vontade geniquenta em prática, ah ah!

Usei em três quadros três cores acrílicas metalizadas, as fotos é que não deixam perceber bem, dada a má qualidade da câmara... Bem, foram apenas pequenos apontamentos metalizados. Achei as cores metalizadas muito interessantes e não lhes resisti... Mas depois, acho que não se enquadravam muito bem na minha palete preferida... Mas estou curiosa para ver o que vai fazer com elas!!!!

Estou aqui... a aguardar:)

Comentar post

Sara

pesquisar

 

Maio 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
18
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

Este tinha ficado esqueci...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Esperança...

"Yours... with love"

A bailarina e o soldadinh...

Mais um...

Uma das minhas últimas pi...

E foi assim a exposição n...

Faltam 2 dias...

"O Olhar que te s(c)egue"...

Lançamento do livro "Stat...

Livro "State of Art v.II...

Em Carcavelos

Galeria "TRAÇO" (Lisboa)

Desta vez não pintei... f...

Depois... exposição na ga...

E foi assim a festa da AL...

Lançamento da ALL TO YOU ...

Projecto da ALL TO YOU

O que "A Galeria" partilh...

4º ARTEFLASH em "A Galeri...

4º ARTEFLASH na "A GALERI...

"Portugal em Abril"

Criei uma nova página de ...

To Be Pop - série de dese...

IV Feira d'Arte Contempor...

IV Feira d'Arte Contempor...

E também em Almada... "To...

Ainda em Oeiras...

Desenhos e mais na Galeri...

Exposição rumou a Sottevi...

Como foi a inauguração em...

Exposição em Paris

III Feira d'Arte Contempo...

Minha obra é capa de livr...

VIII BIENAL DA VIDIGUEIRA

Até dia 23 de Abril...

Feliz Páscoa!

II Exposição Internaciona...

Dia 31 inaugura na Galeri...

E com 2012 novas pincelad...

À espera...

Da minha janela...

I wish...

Exposição do Círculo Artí...

Em Montemor-o-Velho

na maleta

Maio 2016

Março 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Maio 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Outubro 2013

Dezembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Abril 2012

Março 2012

Novembro 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Locations of visitors to this page Estou no Blog.com.pt

links

tags

todas as tags

RESERVAD@S TODOS OS DIREITOS DE AUTOR (É proibida a reprodução total ou parcial dos meus quadros/desenhos/ilustrações sem a indicação expressa das autoria e proveniência)

favoritos

novamente...pico, pico! (...

Mulheres retratadas em gr...

RESERVAD@S TODOS OS DIREITOS DE AUTOR (É proibida a reprodução total ou parcial dos meus quadros/desenhos/ilustrações sem a indicação expressa das autoria e proveniência)
blogs SAPO

subscrever feeds