Sexta-feira, 22 de Agosto de 2008

O desenho da figura humana II

Ora, aqui está outro livro interessante sobre o desenho da figura humana...

Chama-se "Figura", da colecção "Escola de Desenho e Pintura" - Método para aprender, dominar e desfrutar os segredos do desenho e da pintura".

É do Círculo de Leitores. Os textos são de David Sanmiguel e a tradução de Manuel Barreiros. Edição de 2005.

 

"A representação da figura humana abrange muitas disciplinas: a anatomia, a proporção, o movimento, o retrato... Nesta colecção já foram editados títulos que abordam alguns destes aspectos parciais. Esta obra vem completar o estudo da figura humana respondendo às questões que se põem ao iniciar a sua representação. Todas as explicações são acompanhadas de exemplos práticos e exercícios que convertem este livro numa útil ferramenta de trabalho."

 

Alguns exemplos do que poderão encontrar...

       

Carvão                                      Sanguínea

 

     

Grafite                                             Tinta da china

 

 

Pastel seco

 

Aguarela

 

Na minha opinião, ninguém pode dizer que nunca vai conseguir desenhar ou  que vai aprender a desenhar maravilhosamente. Ou seja, a maioria das pessoas diz não ter qualquer jeito para desenho e muitas não têm também gosto... Existem dicas, truques, coisas básicas que podem ser aprendidos e fazem com que qualquer pessoa consiga desenhar algo compreensível e razoável. Refiro-me ao género de ensinamentos presentes nesta obra, por exemplo. Por outro lado, acho que quem desenha maravilhosamente é porque traz consigo um dom... e, depois, obviamente, o trabalha.

Como diz a minha professora, não se aprende a desenhar e pintar apenas na Faculdade de Belas Artes, mas sim, também - e especialmente - por se ler muito sobre o assunto, por se pesquisar e passar à experiência... Nós, devemos ter essa vontade, sentir essa necessidade de procurar novas formas de abordagem e de experimentá-las... E é assim que nos encontramos...

Na minha opinião, eu que sempre tive a mania dos livros (já que fui autodidacta em termos de Desenho e Pintura a maior parte da minha vida), este livro que aqui vos apresento é bastante razoável. Interessante, será o termo mais correcto. Tem uma linguagem muito acessível e ensina alguns aspectos do desenho da figura humana (tanto de anatomia como de proporção) à luz de diversas técnicas. Carvão, tinta da china, pastel, aguarela...

 

 

Recomendo para quem estiver interessado no tema e for curioso. O preço é acessível...

publicado por Sara V. às 00:19

link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De M.Luísa Adães a 22 de Agosto de 2008 às 08:29
sarav

Bom dia; gostei de a encontrar logo pela manhã.
Obrigada por falar na pintura e considerar que todos podem aprender a desenhar, a pintar, a expressar sentimentos visíveis na pessoa humana ou em todo o ambiente que nos rodeia. Boa sugestão!

Mas vou dizer, por mim eu sei desenhar e já andei em pintura e tenho alguns quadros na minha sala
pintados por mim.
Fiquei amiga do pintor que me ajudou, andei em aulas - o pintor é o Carlos Canhão que pintou os mosaicos do Forum Romeu Correia em Almada e
encheu esta pequena cidade de frescos e coisas lindas, Escrevi no google "conversa com um pintor"
e aí conto da razão que me fez abandonar a pintura.
É interessante! Já tenho dito poesia, em festas organizadas por ele ... Parece que digo bem!

Mas não era o meu sonho e não podia continuar e deixei sem pena ou saudade - eu estava vocacionada para as letras e esse era o meu mundo!
Optei!...não podia ser tudo e o pintor concordou e
ficou meu amigo! Pequena história - "não podemos abarcar tudo - não somos tudo! Mas somos um pouco do Tudo e do Nada ...Também!"

Gostei do incentivo que dá aos indecisos!

beijos,

Maria Luísa
De Sara V. a 25 de Agosto de 2008 às 21:52
Olá, Maria Luísa!
Interessante o que contou! Não sabia que desenhava... Um dia gostava de ver, hehe!
Sim, em certas alturas ou vivências temos que optar... Se bem que acho sempre delicioso alguém que - por mais que faça uma coisa melhor do que outra - faça mais do que uma...
Eu nunca me decidi na verdade, entre as letras e a pintura. Quero dizer, o meu coração nunca optou mas eu optei. Cheguei a ganhar um prémio literário e outro de desenho... Mas depois o caminho inclinou-se para as letras. Fui jornalista 10 anos... Com o nascimento dos 3 filhos, surgiram oportunidades diferentes... E não tenho desperdiçado. Surgiram aulas, exposições, vendas... E digo mais, na realidade, NUNCA MAIS, quero optar. Quero escrever e pintar. Independentemente, de poder ter mais jeito para uma coisa do que para a outra, porque nunca trazemos os dons em quantidade igual... E, muito sinceramente, estou a gostar. Tudo o que é criar me entusiasma. Tenho até alguns projectos em mente para aliar as letras e as imagens.
Só fazendo as duas coisas me sinto feliz. Já percebi que se me "ausento" por certo tempo de escrever ou de pintar me faz falta algo...

Beijinhos

P.S. - A conversa com o pintor está nos 7 Degraus? Vou lá ver...

De M.Luísa Adães a 26 de Agosto de 2008 às 10:04
sarav
Então tenho estado a escrever com uma jornalista,

tenho um poema no Sapo, mais antigo, sem ser antigo que se chama "Homenagem - Jornalista".

Foi um caso verídico, passado nos tempos conturbados de Timor e eu peguei na tragédia e
escrevi para ele, para mim e para os que me leram.

Publiquei-o num Livro - meu - chamado "Não Sei se Ti..."
Tenho uns 3 exemplares do Livro, os outros foram vendidos e não se fez outra edição - não quis -
estava cumprida uma Missão ... relacionada com os carentes, os necessitados, as vitímas (jornalista)
daquele tempo conturbado. E o público Lê, mas não quere repetir.
Escrevi e publiquei mais Livros e entrei para a
"Associação Portuguesa de Escritores" - oficialmente sou Escritora, mas na Net, sou mais uma que escreve ... talvez por isso se note alguma diferença.

Entretanto desenhava e desenho e resolvi tocar nas "tintas e pincéis", mas não era o meu estilo!
Nada percebo de blogs e por isso, não posso aplicar
em desenhos as minhas idéias, onde impera a vontade, imensa de escrever - é o meu Dom Real!
O blogs está muito necessitado de outras coisas que lhe dão beleza, mas eu não sei fazer e até agora, não encontrei ninguém que me ajude, mesmo pagando. Conhece alguém?

Folgo em conhecê-la e em tentar dar-me a conhecer.
A net foi "um tubo de escape" para a minha verve.
Mas não me arrependo; recordo, é óbvio o tempo dos livros (recente) os lançamentos, as entregas a Bibliotecas e Museus e o deambular por esse mundo
de "Magia", tão mal pago e por vezes, mal entendido.

Conversa com o pintor está no google, pràticamente ignorado; também no google está a História de uma" Sereia" que se ia casar e se perdeu, é mais para crianças.Mas tem graça, para quem gosta de ler e aprofundar os temas.

A sua vida tem sido e é, muito interessante; o seu blogs também!
Um dia, quando tiver tempo e disposição, tiro do sapo e do google o que tenho escrito e publico para
o mundo, como já fiz.
Ten ho livros espalhados por todas ou quase todas as bibliotecas do País; em Lisboa tenho a Biblioteca Nacional; o Teatro nacional, a Casa Fernando Pessoa de onde recebo, imensos, convites para assistir a eventos!
É uma vida - vivida entre livros, escritos, pessoas que os admiram e gostam e aqueles que dizem na
Net que "sou vaidosa e não sei escrever" e mais coisas ...
Mas tenho aprendido a libertar-me desse "Mal" que
predomina neste local. Mas tenho de ter cuidado!

Quanto a alguém bom e idóneo que me ajude no maldito blogs - se conhece diga-me! Nem sei se vive em Lisboa ou nas proximidades - só sei que não vive no Brasil!

Beijos,

Maria Luísa

De Sara V. a 28 de Agosto de 2008 às 14:13
Folgo em saber o que me contou, Maria Luísa. Muito bom mesmo.
Ainda não li a "conversa com pintor" mas hei-de ler! Tenho ido para a praia e passado menos tempo em frente ao pc... Sim que praia com 3 filhotes pequenos dá algum trabalho. Escolher a hora da tarde em que o sol está mais fraco, chegar tarde, dar banho a todos (e a nós, hehe)... Fica tudo mais atrasado. Portanto, tenho vindo cá menos...
Mas logo que possa, vou lá espreitar.
Quanto à pergunta que fez... Lisboa, mesmo Lisboa!
Depende do que queira fazer ao blog, não o acho assim tão "despido", talvez umas imagens nos posts o animassem mais um pouco... e talvez lhe alterasse os tons, mas isso é muito fácil de fazer. Depois se quiser, explico-lhe.

Beijocas
De Eduardo a 23 de Agosto de 2008 às 11:58
Sara,

foi um prazer receber sua visita e comentário. Volte sempre. Será uma honra te-la entre nós!

Forte abraço
De Sara V. a 25 de Agosto de 2008 às 21:55
Obrigado, Eduardo!
Prometo que irei!

Abraço forte também
De Claire a 29 de Setembro de 2008 às 13:09
Alo Sara, a minha maior frustração é não saber juntar duas palavras, até num simples comentário é um sofrimento, volto logo para acabar de cuscar as tuas novidades que agora tenho de cair fora (vida de mãe ;-)
De Sara V. a 1 de Outubro de 2008 às 12:44
Olá, Claire!
Acho que exageraste, ah ah! Costumas escrever uns comentários inteligentes, hehe!
Mas sabes que mais?! Se não te sentes à vontade na escrita é porque o teu dom foi todo para a pintura, ficou mais fortalecido:) :)

Fico à espera...
Beijoca
De Larissa a 26 de Novembro de 2008 às 20:24
olá.. achei muito interessante esse livro Figura, estou fazendo faculdade de Moda e estamos trabalhando com técnicas diferenciadas de pintura de corpo humano. Como eu poderia fazer para comprar esse livro. Realmente achei muito interessante...
Obrigada!
Larissa
De Sara V. a 27 de Novembro de 2008 às 00:44
Oi, Larissa! Você está em Portugal ou no Brasil?
Se estiver em Portugal, que não me parece, este livro foi editado por um conhecido clube de livros de venda ao domicílio, chamado Círculo de Leitores. Por cá não há português que não conheça ou que não seja ou já tenha sido sócio. Recebe-se a revista, escolhe-se e trazem a casa. Existe há décadas! Mas também têm uma loja bem no coração de Lisboa, na Baixa. Mas é assim: talvez uns 85% dos livros que o Círculo de Leitores vende são também editados por outras editoras conhecidas. No Círculo os livros são um pouco mais caros (a diferença não é significativa em demasia) mas têm excelentes encadernações. Por vezes, vale mesmo a pena. Depois, os restantes livros que vendem são exclusivos deles. Este da Figura não sei bem qual é o caso. Se vive no Brasil é tentar ir a uma boa livraria (daquelas que têm uma boa secção de livros de arte), levar o título e principalmente o nome dos autores e perguntar... Pode ser que seja editado por outra editora, já que os autores nem são portugueses (mas o livro está traduzido obviamente para Português)! Não é caro... É bastante acessível.
Espero ter ajudado...
De Extralife a 4 de Fevereiro de 2009 às 21:56
Parabens...é importante publicar sobre estes temas.
A arte de body painting também é arte. A pintura de corpo está a ser cada vez mais divulgada e utilizada em diversas situações.
É bonito de se ver e exige muita criatividade.
Consulte na extralife os diversos materiais para pintura de corpo.
www.loja-extralife.com

Comentar post

Sara

pesquisar

 

Maio 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
18
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

Este tinha ficado esqueci...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Esperança...

"Yours... with love"

A bailarina e o soldadinh...

Mais um...

Uma das minhas últimas pi...

E foi assim a exposição n...

Faltam 2 dias...

"O Olhar que te s(c)egue"...

Lançamento do livro "Stat...

Livro "State of Art v.II...

Em Carcavelos

Galeria "TRAÇO" (Lisboa)

Desta vez não pintei... f...

Depois... exposição na ga...

E foi assim a festa da AL...

Lançamento da ALL TO YOU ...

Projecto da ALL TO YOU

O que "A Galeria" partilh...

4º ARTEFLASH em "A Galeri...

4º ARTEFLASH na "A GALERI...

"Portugal em Abril"

Criei uma nova página de ...

To Be Pop - série de dese...

IV Feira d'Arte Contempor...

IV Feira d'Arte Contempor...

E também em Almada... "To...

Ainda em Oeiras...

Desenhos e mais na Galeri...

Exposição rumou a Sottevi...

Como foi a inauguração em...

Exposição em Paris

III Feira d'Arte Contempo...

Minha obra é capa de livr...

VIII BIENAL DA VIDIGUEIRA

Até dia 23 de Abril...

Feliz Páscoa!

II Exposição Internaciona...

Dia 31 inaugura na Galeri...

E com 2012 novas pincelad...

À espera...

Da minha janela...

I wish...

Exposição do Círculo Artí...

Em Montemor-o-Velho

na maleta

Maio 2016

Março 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Maio 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Outubro 2013

Dezembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Abril 2012

Março 2012

Novembro 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

links

tags

todas as tags

RESERVAD@S TODOS OS DIREITOS DE AUTOR (É proibida a reprodução total ou parcial dos meus quadros/desenhos/ilustrações sem a indicação expressa das autoria e proveniência)

favoritos

novamente...pico, pico! (...

Mulheres retratadas em gr...

RESERVAD@S TODOS OS DIREITOS DE AUTOR (É proibida a reprodução total ou parcial dos meus quadros/desenhos/ilustrações sem a indicação expressa das autoria e proveniência)
blogs SAPO

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub