Sexta-feira, 28 de Setembro de 2007

Novas sugestões - Últimas compras

Caros amigos e leitores,

Não me esqueci deste cantinho, não, não... Tenho é andado ocupada e com pouco de novo para mostrar. Assim, deixo-vos uma sugestão de mais livros de arte.

Pois é, enchemos as estantes com os grandes pintores mundiais - 99,5% dos quais estrangeiros - e aprendemos imenso com eles. Entretanto, descobrimos uma lacuna no nosso conhecimento... e quem são os mais afamados pintores portugueses? O que se pinta por cá? Como colmatar a nossa ignorância? Não é fácil verem-se livros sobre a sua obra e a sua arte. Na verdade, já encontrei alguns do Círculo de Leitores (mas não de pintores que me interessassem para já) e outros (não sei de que editora) sobre dois ou três artistas, grandes, completos e caríssimos!

Fiz uma descoberta simpática: a Caminho editou - e está a editar - uma colecção de livros (pequenos) sobre as grandes figuras das nossas artes plásticas, a um preço muito acessível, por menos de 10 euros. Assim, sempre dá para ficarmos com uma ideia e para apreciarmos alguns trabalhos.

 

Então, ontem comprei:

Almada Negreiros

Júlio Pomar

Paula Rego

publicado por Sara V. às 13:37

link do post | comentar | favorito
|
17 comentários:
De A Velha Menina a 28 de Setembro de 2007 às 15:16
Mas que óptima notícia!
Vou dar uma espreitadela à colecção.

Bjs.
De Sara V. a 29 de Setembro de 2007 às 22:07
Acho que faz bem, não sendo nenhuma obra-prima, dá para ficarmos com uma ideia bastante geral àcerca dos artistas e sempre podemos apreciar os quadros. Fico feliz só por observá-los:)
E realmente fazia falta algo do género.
Bjs
De Clara a 29 de Setembro de 2007 às 20:26
Olá!
No outro dia numa libraria de aeroporto vi uma edição do livro PEter Pan ilustrada pela Paula Rego.
Por mera curiosidade bisbilhotei algumas das ilustrações... não resisti tive de o comprar.
Ilustrações lindissimas para uma história fantástica e mais um Peter Pan na minha biblioteca!
De Sara V. a 29 de Setembro de 2007 às 22:04
Olá, Clara! Espero que tenhas reparado que já fiz o teu desafio:)
Esse livro do Peter Pan ainda não conheço mas também vi um ilustrado pelo Júlio Pomar lindíssimo... Para já, espero não me cruzar com esse Peter Pan, porque teria dificuldade em resistir e já esgotei o orçamento do momento com a compra de bastante material de pintura, além destes livros que aqui mostrei! Eheh!
Beijocas
De toda a 30 de Setembro de 2007 às 18:32
Mais uma vez relembras uma faceta tua que eu admiro... essa curiosidade com o trabalho dos pintores consagrados. Eu confesso que nunca me deu para comprar livros do género, gosto de os desfolhar e gosto de muita coisa que vejo, mas continuo um verdadeiro tamanco. Só gosto mesmo do que me agrada aos olhinhos... Sou uma ignora, enfim...
Tenho três telas em cima do cavalete, ao monte. A vontade não é muita. Deve ser ansiedade com a história das exposições. Depois te conto...
Beijocas, fico à espera de mais quadros por aqui.
De Sara V. a 1 de Outubro de 2007 às 11:35
Pois... Eu também não gosto de tudo nem de todas as obras de um pintor que aprecie, por exemplo. Mas como adoro desfolhar o que me agrada sou obrigada a comprar o todo! Além disso, acho que só me enriquece... Dão-me diversas perspectivas e estilos e isso é importante para a formação que ministro em mim própria, já que também sou autodidacta.
Agora deixaste-me em pulgas, conta lá a história das exposições! E logo exposições no plural! Fiquei motinha de curiosidade, rapariga!
Eu tenho uma tela que são três, na realidade, já começada na bancada... Uma encomenda na secretária (também já começada) e mais não sei quantas em branco na despensa, já destinadas mas à espera...

Beijinhos

P. S. - Viste as ilustrações infantis?
De toda a 3 de Outubro de 2007 às 17:13
Exposições, plural, porque são cinco, é o verdadeiro Ciclo de Pintura "Toda Pintada"!!! Pronto, levantei o véu, acho que já não entra areia se falar na coisa... Vou ter direito a folhetos e divulgação nacional e até internacional, caredo!!!
Vais receber depois os convites oficiais.
Relativamente à arrumação dos quadros, minha cara, eu vivo na província e felizmente tenho uma casita com um arrumo nas traseiras!!!! Tenho lá uma pilha deles que até mete medo.
Acho que vou meter-me num curseco de pintura. Para aprender a desenhar. E aí batemos nas tuas ilustrações. São giros os teus bonecos, porque são proporcionados e harmoniosos e com umas cores deliciosas. Porque tu sabes desenhar!!!!
Fico à espera dessas que andas aí a engendrar.
;)))
Beijitos
De Sara V. a 4 de Outubro de 2007 às 14:23
"Caredo", cara amiga, partiu que nem foguete para o estrelato, logo com 5 exposições e direito a folhetos nacionais e internacionais. Fico muito feliz e tem que me contar o "segredo do sucesso", eheh!
Espero mesmo que mandes os convites! E, não sabes mesmo desenhar? Vi alguns quadros teus com desenho... Eu sei desenhar, nada de espectacular, mas lá vou rabiscando qualquer coisita. Gostava de frequentar um curso de pintura, para aprender mais técnicas e mais truques... Mas se não sabes desenhar, o curso de desenho vai ser bom, pois assim abrem-se mais potencialidades para a tua pintura.
Até fiquei com inveja da província:) Eu, aqui, na capital, com tanta falta de espaço, meu Deus!
Estou muito feliz por ti e a rebentar de orgulho de trocar tantas palavrinhas com a Senhora Pintora reconhecida internacionalmente! Aquele Patchwork está sublime!
Beijo
De Mamã Gansa a 9 de Outubro de 2007 às 16:25
Sugiro que também , quando puderes faças um post sobre livros interessantes para iniciação à pintura. Gostava de conhecer.
beijinhos
PS- Acho que davas uma excelente ilustradora de livros infantis.Não gosto da maioria das ilustrações actuais, já deixei de comparar livros por causa disso.
De Sara V. a 9 de Outubro de 2007 às 18:12
Olá!
Tenho, na verdade, vários livros desse género na minha biblioteca pessoal. De desenho tenho apenas dois: um sobre a anatomia humana e outro sobre o rosto humano. Este último é curioso, porque mostra-nos a evolução de um rosto de uma criança de 1 ano até aos 80 anos...
Depois, os restantes centram-se mais em pintura, em diversos materiais. Por exemplo, tenho um para texturas, outro sobre guache, sobre acrílico tenho dois... etc... Mas posso fazer um post desses. Fica prometido. Se bem que na realidade, não acredito que sejam grande ajuda para principiantes, diria que são mais para quem já sabe qualquer coisa, não tem formação profissional e gosta de saber que materiais novos pode comprar, que mais técnicas existem ou alguns pormenorzinhos. E - importante para conversar com quem tenha formação na área - aprendes as coisas pelos nomes! Eu gosto, dá-me segurança. Pessoalmente, claro. É como conhecer as grandes obras, através de livros de pintores famosos, dá-te ideias (inspiração) e alguma cultura, claro.

Obrigado pelo elogio da ilustração.
Na realidade, desde a nossa geração para agora tudo mudou muito e não acho que para melhor, obrigatoriamente. Por exemplo, há muitas séries de desenhos animados estúpidas, violentas e sem qualquer qualidade. A Abelha maia (por exemplo) continua a ser amorosa para os mais pequenos. eu compro dvd's dessas séris fantásticas e simpáticas para os meus pimpolhos.
A ilustração, ganhou maior imaginação, mais cor, mas às vezes parece que são desenhos infantis para agradar aos adultos e não aos pequenos, que gostam daquilo que se parece com a realidade que observam. Por exemplo, um passarinho amarelo. Eles gostam de vê-lo colorido, com aspecto de desenho mas semelhante ao que observam e não com asas esquisitas ou redondos como o sol. As crianças são pequenas mas não tótós! Pode fazer-se coisas com imaginação baseadas em cenários imaginativos, como reis a voarem, e não reis com um aspecto pouco humano! Esta é a minha humilde opinião.
Agora, ou vês desenhos desses (cuja imaginação é mais apreciada pelo adulto) ou aqueles desenhos mais parecidos com a realidade mas pirosos e com falta de alegria nas cores escolhidas...

Beijos
Obrigada por ires aparecendo
De Jorge a 12 de Outubro de 2007 às 14:14
Olá Sara

Pela primeira vez vim cuscar este seu cantinho e acredite ou não, para além da literatura temos mais um aspecto em comum...lol...a extraordinária...a deliciosa...a maravilhosa PAULA REGO...!!!...

Infelizmente como assalariado que sou, ainda não ganhei o suficiente para ter uma obra dela, mas nem que a vaca tussa não parto desta para melhor, sem me deliciar com um dos trabalhos dessa GRANDE SENHORA numa das minhas paredes...

Agora vou cuscar os seus trabalhos com mais atenção...sou tão cusco não sou...???...

Beijoca Grande
De Sara V. a 12 de Outubro de 2007 às 17:09
Ahhhhhh! Ainda bem que vieste, já me tinha passado pela cabeça convidar-te para aqui vires mas depois com o entusiasmo de comentar os teus comentários tenho-me esquecido!

Gosto muito de Paula Rego, pinta algo que percebemos o que é - sem deixar tudo à imaginação - mas, ao mesmo tempo, dá-nos o nosso espaço para idealizarmos o que queremos. Tem uma loucura saudável e faz-me lembrar Portugal, não sei porquê... ou sei...

Não sou a Paula Rego mas tal como ela gosto de contar histórias com a pintura. Fico à espera de comentários aos meus quadros.

Beijocas grandes (Vês como eu bem dizia que tinhas bom gosto?!)

P. S. - Espero que gostes de alguma coisita:) :) :)
E já agora, ficaste surpreendido com a escrita e a pintura? Só por curiosidade... que sou muito cusca!
De Sara V. a 12 de Outubro de 2007 às 17:11
E já agora acaba de vez com o "você". Iniciámos uma nova fase, a do "tu"!

Beijocas
De FELINO a 17 de Outubro de 2007 às 10:33
Um convite para na sexta-feira uma tertúlia na minha sala com vinho tinto e muita conversa, boa disposição e gente que você conhece, a partir das 10H30.

Beijos
De Sara V. a 17 de Outubro de 2007 às 15:38
Pois que vontade não me falta... Mas sexta é dia de jantar nos padrinhos... Se ainda estiverem na sala quando regressar lá nos encontramos:)
Se não, logo se vê...

Mas lá por poder vir a faltar a este convite não deixes de convidar (de preferência que não seja à sexta...), que terei muito gosto. E prometo que beberei deliciada o vinho aveludado...

Beijocas
De FELINO a 17 de Outubro de 2007 às 15:42
E prometo que beberei deliciada o vinho aveludado...
Como é que já sabe do vinho, bem vocês mulheres são terriveis.
Beijo
De FELINO a 17 de Outubro de 2007 às 15:57
Não fique assim terei todo o prazer de a convidar para outro dia.

Comentar post

Sara

pesquisar

 

Maio 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
18
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

Este tinha ficado esqueci...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Da série "To be pop I" - ...

Esperança...

"Yours... with love"

A bailarina e o soldadinh...

Mais um...

Uma das minhas últimas pi...

E foi assim a exposição n...

Faltam 2 dias...

"O Olhar que te s(c)egue"...

Lançamento do livro "Stat...

Livro "State of Art v.II...

Em Carcavelos

Galeria "TRAÇO" (Lisboa)

Desta vez não pintei... f...

Depois... exposição na ga...

E foi assim a festa da AL...

Lançamento da ALL TO YOU ...

Projecto da ALL TO YOU

O que "A Galeria" partilh...

4º ARTEFLASH em "A Galeri...

4º ARTEFLASH na "A GALERI...

"Portugal em Abril"

Criei uma nova página de ...

To Be Pop - série de dese...

IV Feira d'Arte Contempor...

IV Feira d'Arte Contempor...

E também em Almada... "To...

Ainda em Oeiras...

Desenhos e mais na Galeri...

Exposição rumou a Sottevi...

Como foi a inauguração em...

Exposição em Paris

III Feira d'Arte Contempo...

Minha obra é capa de livr...

VIII BIENAL DA VIDIGUEIRA

Até dia 23 de Abril...

Feliz Páscoa!

II Exposição Internaciona...

Dia 31 inaugura na Galeri...

E com 2012 novas pincelad...

À espera...

Da minha janela...

I wish...

Exposição do Círculo Artí...

Em Montemor-o-Velho

na maleta

Maio 2016

Março 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Maio 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Outubro 2013

Dezembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Abril 2012

Março 2012

Novembro 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Locations of visitors to this page Estou no Blog.com.pt

links

tags

todas as tags

RESERVAD@S TODOS OS DIREITOS DE AUTOR (É proibida a reprodução total ou parcial dos meus quadros/desenhos/ilustrações sem a indicação expressa das autoria e proveniência)

favoritos

novamente...pico, pico! (...

Mulheres retratadas em gr...

RESERVAD@S TODOS OS DIREITOS DE AUTOR (É proibida a reprodução total ou parcial dos meus quadros/desenhos/ilustrações sem a indicação expressa das autoria e proveniência)
blogs SAPO

subscrever feeds